Descrição
Conhecida como a proteína do ovo, a albumina pode ser considerada como o mais antigo dos suplementos de musculação, utilizada desde os primórdios do fisiculturismo. Encontrada na clara do ovo, a albumina é uma proteína barata e abundante, motivo pelo qual ainda hoje faz parte da suplementação de muitos praticantes de musculação que estão à procura de benefícios como regeneração e hipertrofia muscular.Muitas pessoas fazem uso do suplemento albumina pela praticidade, embora muitos continuem também comendo ovos.Você saberá agora para que serve a albumina, alguns possíveis efeitos colaterais e terá dicas de como tomar albumina para os melhores resultados.
O que é Albumina?
Sintetizada pelo fígado, a albumina é a proteína mais abundante do corpo humano, podendo ser encontrada em grande quantidade no sangue (seroalbumina). Outras fontes de albumina incluem o leite (lactoalbumina) e os ovos (ovoalbumina).A albumina como alimento é uma proteína completa de alto valor biológico, ou seja, ela contém os nove aminoácidos essenciais (leucina, lisina, isoleucina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, triptofano e histidina) necessários para a reconstrução muscular depois de treinos intensos.Os suplementos de albumina à venda no mercado quase sempre são extraídos da clara de ovo, uma vez que essa é uma das fontes mais abundantes e baratas da proteína.
- Albumina X Whey Protein: A albumina, embora uma proteína completa, tem um valor biológico menor do que a whey protein.
Para que Serve a Albumina?
Essencial para o funcionamento do organismo, a albumina desempenha uma série de funções no metabolismo. Dente as principais temos o transporte de nutrientes pela corrente sanguínea (entre eles cálcio, bilirrubina e magnésio), a manutenção de um equilíbrio osmótico adequado (equilíbrio de água entre os tecidos e o sangue) e o combate a radicais livres. A albumina também se liga a compostos tóxicos e metais pesados, reduzindo seus potenciais riscos à saúde e facilitando sua eliminação pelo sistema excretor.Para quem pratica musculação: a principal função da albumina se dá pelo seu papel no fornecimento e transporte de aminoácidos para o tecido muscular. Ou seja, não somente é a albumina uma fonte de aminoácidos, como também é um excelente transportador destes e outros nutrientes para os músculos e tendões.