om poucas calorias, mas repleto de nutrientes, o espinafre é um dos vegetais de folhas escuras que tem se tornando cada vez mais presente nas refeições dos brasileiros.
Sua versatilidade faz com que ele seja facilmente adaptável a saladas, pratos quentes, salgados, sopas, acompanhamentos ou ainda em vitaminas de frutas. O melhor de tudo é que este superalimento contém tantas propriedades saudáveis que chega a ser difícil enumerar todos os benefícios do espinafre.Podemos logo citar alguns flavonoides que atuam como antioxidantes e servem para proteger o nosso corpo dos radicais livres. O ácido fólico presente no espinafre é bom para manter o sistema cardiovascular saudável, e o magnésio ajuda a baixar a pressão arterial. Estudos também têm demonstrado que o espinafre ajuda a manter a vitalidade do cérebro e a clareza mental.
Para que serve o espinafre
O espinafre é conhecido pelas suas propriedades nutricionais que o caracterizam como uma planta com notável capacidade para restaurar a energia, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue.Existem razões sólidas que sustentam este conhecimento ancestral. A principal é que o espinafre é rico em ferro. Um mineral fundamental no desenvolvimento e saúde das células vermelhas do sangue, que ajudam na oxigenação de todo o nosso corpo, na produção de energia e na síntese do DNA (molécula que transmite as nossa herança genética).
A cor verde-escura das folhas de espinafre indica que elas contêm altos níveis de clorofila e de carotenoides como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Estes fitoquímicos têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas e são especialmente importantes para manter a saúde da visão.